Dizem os anciãos que quando o discípulo está preparado, o Mestre aparece...(Não, não estou fazer nenhuma analogia com a outra personagem.)
Veio-me parar às mãos "O Livro dos Segredos" de Osho.
Como tinha o carro na oficina e tive de andar de autocarro, acabei por ter (finalmente) algum tempo para o começar a ler...
Primeiro impacto: ri...ri e ri...
Realmente: nada acontece por acaso! É necessário morrer, para renascermos dentro de nós próprios... E ninguém nasce sem dor...
Ri-me porque, sem o saber, já estava a colocar em prática os seus ensinamentos...
"A morte sempre acontece no presente. Morte, amor, meditação - todos ocorrem no presente. Assim se você tem medo da morte, você não pode amar. Se você tem medo do amor, não pode meditar. Se você tem medo da meditação, sua vida será inútil. Inútil não no sentido de algum propósito, mas inútil no sentido de que você nunca será capaz de sentir alguma alegria nela. Ela será fútil.
Pode parecer estranho conectar estes três: amor, morte e meditação. Não é não! Eles são experiências similares. Assim se você entrar num, você pode entrar nos dois restantes. "
"Tantra significa técnica. Assim, este tratado é umtratado científico. A ciência não está preocupada com o porquê, a ciência está preocupada com o como. Essa é a diferença básica entre filosofia e ciência. A filosofia pergunta "Porque esta existência?". A ciência pergunta "Como esta existência?". No momento em que você faz a pergunta "Como?", métodos, técnicas tornam-se importantes. As teorias tornam-se sem sentido; a experiência torna-se o centro.
Tantra é ciência, tantra não é filosofia. Entender a filosofia é fácil porque somente o seu intelecto é requerido. Se você puder entender a linguagem, se você puder entender o conceito, você poderá entender a filosofia. Você não precisa mudar; não é requerida nenhuma transformação em você. Como você é, você pode entender a filosofia; mas não o tantra.
Você irá precisar de uma transformação... mais do que isso, de uma mutação. A menos que você seja diferente o tantra não pode ser entendido, porque o tantra não é uma proposição intelectual, ele é uma experiência. A menos que você esteja receptivo, pronto, vulnerável para a experiência, ele não virá a você.
A filosofia estáinteressada na sua mente. Sua cabeça é o suficiente; sua totalidade não é requerida. O tantra necessita de você em sua totalidade. Ele é um profundo desafio. Você terá de estar nele completamente. Ele não é fragmentário. É necessário uma abordagem diferente, uma atitude diferente, uma mente diferente para recebê-lo."
" Ser filosófico, ser dogmático, ser doutrinado - isso é facil. Abordar um problema intelectualmente é muito fácil. Mas abordar um problema existencialmente - não apenas pensar sobre ele, mas vivê-lo completamente, atravessá-lo, permitir a si mesmo ser transformado através dele - isso é difícil. Isto é: para conhecer o amor, é preciso estar no amor. Isso é perigoso porque você não permanecerá o mesmo. A experiência irá transformá-lo. No momento emq ue você entra no amor, você entra uma pessoa diferente. E quando você sai, você não será capaz de reconhecer sua velha face; ela não pertencerá a você. Uma descontinuidade terá acontecido. Agora existe uma fenda, o velho homem está morto e o novo chegou. É isso que é conhecido como renascimento - nascer duas vezes!"
Veio-me parar às mãos "O Livro dos Segredos" de Osho.
Como tinha o carro na oficina e tive de andar de autocarro, acabei por ter (finalmente) algum tempo para o começar a ler...
Primeiro impacto: ri...ri e ri...
Realmente: nada acontece por acaso! É necessário morrer, para renascermos dentro de nós próprios... E ninguém nasce sem dor...
Ri-me porque, sem o saber, já estava a colocar em prática os seus ensinamentos...
"A morte sempre acontece no presente. Morte, amor, meditação - todos ocorrem no presente. Assim se você tem medo da morte, você não pode amar. Se você tem medo do amor, não pode meditar. Se você tem medo da meditação, sua vida será inútil. Inútil não no sentido de algum propósito, mas inútil no sentido de que você nunca será capaz de sentir alguma alegria nela. Ela será fútil.
Pode parecer estranho conectar estes três: amor, morte e meditação. Não é não! Eles são experiências similares. Assim se você entrar num, você pode entrar nos dois restantes. "
"Tantra significa técnica. Assim, este tratado é umtratado científico. A ciência não está preocupada com o porquê, a ciência está preocupada com o como. Essa é a diferença básica entre filosofia e ciência. A filosofia pergunta "Porque esta existência?". A ciência pergunta "Como esta existência?". No momento em que você faz a pergunta "Como?", métodos, técnicas tornam-se importantes. As teorias tornam-se sem sentido; a experiência torna-se o centro.
Tantra é ciência, tantra não é filosofia. Entender a filosofia é fácil porque somente o seu intelecto é requerido. Se você puder entender a linguagem, se você puder entender o conceito, você poderá entender a filosofia. Você não precisa mudar; não é requerida nenhuma transformação em você. Como você é, você pode entender a filosofia; mas não o tantra.
Você irá precisar de uma transformação... mais do que isso, de uma mutação. A menos que você seja diferente o tantra não pode ser entendido, porque o tantra não é uma proposição intelectual, ele é uma experiência. A menos que você esteja receptivo, pronto, vulnerável para a experiência, ele não virá a você.
A filosofia estáinteressada na sua mente. Sua cabeça é o suficiente; sua totalidade não é requerida. O tantra necessita de você em sua totalidade. Ele é um profundo desafio. Você terá de estar nele completamente. Ele não é fragmentário. É necessário uma abordagem diferente, uma atitude diferente, uma mente diferente para recebê-lo."
" Ser filosófico, ser dogmático, ser doutrinado - isso é facil. Abordar um problema intelectualmente é muito fácil. Mas abordar um problema existencialmente - não apenas pensar sobre ele, mas vivê-lo completamente, atravessá-lo, permitir a si mesmo ser transformado através dele - isso é difícil. Isto é: para conhecer o amor, é preciso estar no amor. Isso é perigoso porque você não permanecerá o mesmo. A experiência irá transformá-lo. No momento emq ue você entra no amor, você entra uma pessoa diferente. E quando você sai, você não será capaz de reconhecer sua velha face; ela não pertencerá a você. Uma descontinuidade terá acontecido. Agora existe uma fenda, o velho homem está morto e o novo chegou. É isso que é conhecido como renascimento - nascer duas vezes!"
Vais-me curar?! Serei eu o teu discipulo e tu a minha mestre?! ��
ResponderEliminar:)
EliminarO próximo Bocadito será exactamente sobre a relação Mestre - Discípulo :)